Las Dueñas

Entrada Palácio de las Dueñas

Olá. O Palacio de las Dueñas, casa dos duques de Alba, é uma das maravilhas de Sevilha e finalmente, desde 2016, pode ser visitado.

Cabalarizas

Esta casa-palácio foi construída entre os séculos XV e XVI pela família Pineda, mas em 1484 foi vendida a Catalina de Ribera, viúva de Pero Enriquéz.

Jardín de los Limoneros

Apenas em 1612, após o casamento da IV marquesa de Villanueva del Río com o VI duque de Alba, Fernando Álvarez de Toledo y Mendoza, esta propriedade passa a pertencer à casa de Alba.

Patio Principal

Ao longo dos anos foram feitas várias alterações e ampliações. Mas, foi Cayetana Fitz-James Stuart, a mais conhecida e mais carismática das duquesas de Alba, que fez desta casa o que é hoje!

Escultura e fotografias de Cayetana

Cada pequeno pormenor neste igualmente pequeno palácio faz lembrar a duquesa tal como a conhecemos pela televisão. Uma mulher com uma personalidade muito característica e com uma admiração pelas tradições andaluzas. Esta casa “tem vida”!

Patio Principal

A visita ao edifício não é guiada, mas está muito bem estruturada, pois foi estabelecido um percurso para os visitantes e em cada canto existem indicações do caminho a seguir. Além disso, ao pedirem um áudio-guia, por apenas 2 euros, terão uma boa descrição de toda a história, de cada habitação e de cada pormenor. Mais informações aqui.

Escadaria principal
Escadaria para os aposentos privados

Apenas não é permitida a visita ao andar superior e às cozinhas, pois ainda são os aposentos dos actuais duques de Alba. Apenas deu para tirar algumas fotos da escadaria principal.

Escultura de Mariano de Benlliure, Salón de la Gitana

Neste complexo encontram vários pátios e jardins deslumbrantes, mas o que mais me cativou foi o esplendoroso Salón de la gitana,em homenagem à escultura de Mariano de Benlliure que se encontra neste espaço.

Salón de la Gitana

Reparem no luxo e na riqueza de cada detalhe neste pequeno salão de baile! As tapeçarias, algumas ao estilo flamenco, de Frans van den Hecke; os móveis; as loiças de porcelana; …. É tudo encantador!

Salón de la Gitana
Loiças e retrato da duquesa de Alba
Salón Cuadrado

Depois deste salão passamos a uma sala mais pequena, mas não menor em encanto e riqueza, a sala quadrada. Aqui encontramos tapeçarias, pinturas, móveis em madeira trabalhada e ainda algumas fotografias.

Pintura na sala quadrada

Outro espaço que achei fabuloso foi o Salón de los carteles,uma sala mais escura mas igualmente “luminosa”, onde se podem ver vários cartazes antigos das feiras de Sevilha (celebram-se todos os anos em Abril) e da semana da Páscoa, móveis e decorações carismáticas, inclusive um traje de toureiro.

Salón de los Carteles
Salón de los Carteles

Ali ao lado fica una pequena capela decorada com escudos de armas da casa de Alba e bonitos azulejos.

Capela

Depois encontramos o Tablao, uma pequena sala muito caricata. Era aqui onde D. Cayetana bailava flamenco na companhia de Enrique el Cojo, professor e bailarino profissional. Aqui também vemos vários diplomas e pinturas, para além de um traje de baile flamenco.

Tablao

Neste palácio encontramos ainda um salão de leitura muito bem decorado.

Salão de Leitura

E, como podem ver, não vos faltam razões para visitarem este magnífico palácio cheio de histórias e decorações riquíssimas. É um belíssimo exemplo da arquitectura e do “espírito” sevilhano.

Apeadero
Apeadero

Deixem os vossos comentários e continuem a seguir o blogue. Tenho muito mais para vos mostrar. 😉

Apeadero

Kisses 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s