
O palácio da condessa de Lejbrija, situado na rua Cuna em pleno centro comercial da cidade, é um monumento ainda por descobrir para muitos que visitam esta cidade. Não sendo dos mais famosos, é sem duvida dos mais ricos e bem conservados!

Como vos tinha dito anteriormente, descobri-o por algumas imagens que encontrei enquanto pesquisava o que ver em Sevilha. Fiquei logo encantada! E, ao ver o preço da visita completa, guiada no andar de cima, (apenas 10 euros – informações aqui) não hesitei.

Têm também a possibilidade de visitar apenas o andar de baixo, com o seu pátio central e o das palmeiras assim como várias salas incríveis, por apenas 6 euros. Mas, eu aconselho-vos vivamente a visitarem também o andar superior, que tem os aposentos, as salas privadas e a biblioteca, por onde estão espalhadas coleções maravilhosas. O único inconveniente é que não vos deixam tirar fotografias a este andar.

Mandado construir no século XVI, actualmente é considerado o palácio melhor pavimentado da Europa. Este facto não é difícil de acreditar pois para isso basta ver o espetacular mosaico Romano que pavimenta o Pátio central, com representação do deus Pã, das aventuras amorosas de Zeus e das estações do ano. Super bem conservado, não é verdade?

Esta casa pertenceu à família Paiba e aos condes de Corbos e Miraflores, até que em 1901 foi vendida a Regla Manjón Mergelina, a condessa de Lebrija. Foi então que sofreu uma enorme restauração e virou “praticamente um museu”.

É que a condessa era uma mulher à frente do seu tempo, amante de arte e de arqueologia, que começou a fazer bastantes coleções e a trazê-las para este palácio.


Em 1999, depois do falecimento do último conde de Lebrija, os descendentes da condessa e actuais proprietários decidiram abrir a casa ao público como museu. E, nós agradecemos! 😊

Reparem só nos mosaicos, nos azulejos, nas colunas, nas estátuas e nas incríveis coleções que nos apresentam em cada recanto. Seria uma pena não podermos ver tais maravilhas!



Os meus favoritos deste andar de baixo são o salão de cristal e a sala de jantar de verão, com os seus azulejos azuis magníficos, onde ainda se fazem alguns eventos, e o pátio central, com o seu esplêndido mosaico Romano.


Tenho pena de não vos mostrar fotos do andar de cima, especialmente da biblioteca, que tem mais de 4000 livros, e do salão dos retratos, com várias pinturas belíssimas de membros da família, de entre outros. Terão mesmo de visitar!

Termino este artigo com imagens da escadaria principal, que é fabulosa. A partir de aqui não me foi possível tirar mais fotos. Começava, então, a visita guiada.

Continua …
Marque a sua estadia em Sevilha aqui.