Hello!
A antiga fábrica da Guinness fica muito perto da Kilmainham gaol, já mais nos arredores da cidade de Dublin. Então, no meu percurso de regresso decidi passar por aqui. Afinal esta é a grande atração de Dublin!!! É de passagem obrigatória, por toda a sua importância na economia do país, mesmo para os que não são amantes de cerveja como eu. Ir a Dublin e não a visitar é como ir a Paris e não ver a torre Eiffel.
Na verdade, a Guinness storehouse não é uma fábrica mas sim uma espécie de museu interactivo da marca. Este edifício tem 7 andares, onde se distribuem 4 cafés e restaurantes, 2 bares, uma loja gigante com 2 andares, e o museu que nos descreve o modo de fabrico, as matérias primas e a evolução da marca ao longo dos tempos. Muito interessante!
Eu comprei o bilhete mais barato que inclui a visita ao museu e 1 cerveja 🍺 num dos bares do edifício. Mas, existem muitos mais tipos de bilhetes e experiências, tal como na Jameson. Para mais informações consultem aqui.
A família Guinness tem uma enorme importância na Irlanda. Para além de todo o património que possuem, e do seu importante papel enquanto empregadores, estão constantemente envolvidos em acções solidárias. Consta que se preocupam bastante com os seus colaboradores, que lhes dão um bom salário, boas condições de trabalho e seguros de saúde. Além disso, são pro activos na preservação do património irlandês, tendo tido um importante papel na conservação da catedral de Saint Patrick. Um dos filhos de Arthur, o criador, supervisionou a sua renovação entre 1860 e 1865.
São várias as campanhas conhecidas, e são todas maravilhosas. As que mais me chamaram a atenção foram a do crocodilo e a do peixe na bicicleta, com o slogan feminista: uma mulher precisa de um homem tal como um peixe precisa de uma bicicleta.
No final da visita deliciei-me com um guisado típico irlandês, irish stew, feito com a tradicional cerveja Guinness. Posso-vos dizer que foi a comida que mais gostei em toda a Irlanda. Estava divinal! E eu nem gosto de cerveja! 😉
Já almoçada subi até ao último andar, onde se localiza o bar Gravity, para ver as vistas panorâmicas da cidade e da antiga fábrica. Espetaculares!
Ficaram curiosos?
Kisses 😉
Que ambiente agradável cheio de opções para conhecer com familiares e amigos, muito elegante e prazeroso.
Espero fazer uma visita.
Abraços! 😊
Sem dúvida. Dublin é uma cidade muito dinâmica, com imensa oferta cultural! O dificil é escolher o que fazer por aqui. 😉