Hello darlings …
Sábado dia 18 de Agosto foi dia de cortejo etnográfico e histórico, que este ano celebrou o 140º aniversário da inauguração da ponte de Eiffel sobre o rio Lima e os 50 anos da procissão do mar. Estava imensa gente, o dobro das pessoas que estavam no desfile do dia anterior.
Já não consegui bilhetes para as bancadas da Avenida. Penso que se começaram a vender em Viana no dia 9 desse mês. Já estavam esgotados há muitos dias! Então, optei por comprar um bilhete para umas cadeiras colocadas provisoriamente noutras ruas “secundárias” por onde também passava o cortejo. Na minha opinião foram extremamente caros! No entanto, foi a única solução que arranjei no momento dado o elevado número de pessoas a assistir de pé e sentadas.
A principal vantagem relativamente às bancadas, é que pude escolher um lugar à sombra e mesmo em frente à câmara municipal, que é linda!
O cortejo começou com os tradicionais cabeçudos a animar a festa. Depois passaram as bandas e por fim os carros alegóricos.
O primeiro a passar mostrava o cartaz publicitário das festas deste ano e nele vinha a rapariga do próprio anúncio.
Depois passaram vários lindíssimos, com réplicas de monumentos da cidade.
Entre eles passavam várias bandas e cantores, que animavam a festa, sempre com temas relativos à festa e a esta linda terra. Várias vezes repetiram o tema Havemos de ir a Viana de Amália Rodrigues. Foi lindo!
As crianças trouxeram doçura e beleza à festa. Muito fofas!!!
Entretanto começaram a passar figurantes vestidos com trajes de época, descrevendo a vida ao largo do rio Lima ao longo dos tempos.
O carro com a ponte e o comboio, na minha opinião, foram dos mais bonitos. Especialmente o do comboio, que trazia vários figurantes a bordo, todos com seus trajes de época. O objetivo deste carro alegórico foi mostrar a importância do comboio na vida dos habitantes do rio Lima ao longo dos tempos.
Finalmente começaram a passar carros com cenários relativos às diversas actividades económicas destas terras, como a agricultura, a vinicultura, a pesca, …
Entretanto passaram as lavradeiras, as mordomas, as morgadas e as noivas.
Por fim passou o carro da procissão do mar, que tradicionalmente se realiza à segunda.
Kisses 😉