Kilmainham gaol

IMG_1554

Hello!

No meu segundo dia em Dublin acordei cedo e fui até à prisão de Kilmainham para fazer uma visita guiada da mesma. Já tinha comprado os bilhetes online  aqui, pois dizem que esgotam sempre e depois é dificil arranjá-los para o dia e o horário que queremos. O único problema é que cheguei lá depois da hora da visita. Isto porque a prisão ficava bastante longe do meu hotel e optei por apanhar o city sightseeing que demorou 1h30 a lá chegar!!! É que era a primeira viagem do dia e eles faziam tempo até preencherem todos os lugares do autocarro. Portanto, se for o caso, não vos aconselho a irem desta forma! O melhor será apanharem um autocarro público antecipadamente (ver aqui) ou um taxi.

IMG_1544

Esta antiga prisão é a mais conhecida da Irlanda e das mais famosas do mundo, pois serviu de cenário para vários filmes e séries (The Italian job, In the name of the father, Michael Collins, …), inclusive para um videoclipe dos U2.

IMG_1547

Começou a ser construída em 1787, abriu  em 1796 e fechou em 1924, dois anos depois do tratado que estabeleceu a independência da Irlanda do Reino Unido. Foi essencialmente uma prisão política, por onde passaram muitas das principais figuras envolvidas na luta da independência, como Charles Stewart Parnell e James Connolly. Contudo, também acolheu outro tipo de prisioneiros, inclusive crianças! A mais nova tería 7 anos e foi presa por um pequeno roubo, imaginem só!

IMG_1548
Parnell sendo entrevistado no seu quarto da prisão

IMG_1550

Depois da independência em 1922, Kilmainham gaol ficou abandonada durante cerca de 40 anos. Parece que os próprios irlandeses se queriam esquecer de um passado de dor e tortura. Mas, a história do seu país e de todas as suas conquistas falou mais alto! Então, em 1960 um grupo de voluntários começou a restaurar esta prisão, com o objetivo de a converter num monumento nacional. Em 1971 abriu ao público como museu nacional, e hoje em dia é um dos mais visitados da Irlanda.

IMG_1553

IMG_1564

IMG_1559IMG_1571IMG_1574

IMG_1581

IMG_1583

IMG_1584

IMG_1586

IMG_1577

Para mim,  a visita guiada à prisão foi um dos grandes momentos da minha visita a Dublin e a toda a Irlanda. Foi essencial para eu compreender um pouco de toda esta história de lutas pela independência! Portanto, aconselho vivamente. Mas, não se esqueçam de comprar os bilhetes antes de lá chegar, principalmente se forem em época alta como eu.

A visita guiada tem a duração de mais de 1 hora e inclui a visita a todas as alas da prisão, inclusive ao local onde alguns presos foram executados. Permite também a visita ao museu, no final. Tive sorte, pois quando lá fui estava uma exposição temporária de Nelson Mandela. Muito interessante!

IMG_1578IMG_1592IMG_1594IMG_1595IMG_1596IMG_1597IMG_1599

Que vos pareceu esta prisão? Já visitaram alguma? Ficaram com curiosidade de visitar esta?

IMG_1602IMG_1605

Kisses 😉

One Comment Add yours

  1. Dublin is a great place, a magic city!
    Have a lovely day! xx

    La ilusión de Nina – http://lailusiondenina.blogspot.com/

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s